14 Pontos fortes das empresas familiares existentes no Brasil

As empresas familiares brasileiras ocupam uma parcela importante da economia do País. A solidificação de grupos empresariais que adotam esse modelo de gestão atrai a atenção de investidores do mundo inteiro devido aos seus pontos fortes.

Levantamento feito pela KPMG com 181 empresas de 15 estados diferentes e do Distrito Federal mapeou as principais características desse modelo de gestão, tendo como base a visão dos próprios empresários.
A maioria das empresas entrevistadas pela KPMG tem entre 21 e 40 anos de existência e com faturamento anual entre R$ 100 a 499 milhões. A seguir, confira quais pontos as empresas familiares consideram fortes em seu modelo de gestão.

Pontos fortes das empresas familiares

  • Marca forte ou presença de mercado (54%);
  • Tomada de decisões rápida e flexível (52%);
  • Atendimento ao cliente (46%);
  • Valores e cultura compartilhados (22%);
  • Capacitação técnica (20%);
  • Visão de longo prazo (20%);
  • Foco no core business (15%);
  • Preços competitivos (15%);
  • Robustez financeira e facilidade no acesso ao capital (14%);
  • O fato de ser uma empresa privada (12%);
  • Design, qualidade ou diversidade de produtos (11%);
  • Tamanho da empresa (11%);
  • Atração e retenção de talentos (4%);
  • Marketing assertivo/agressivo (2%).

Fonte: Portal No Varejo

Fonte: Portal no Varejo

Foto: Shutterstock