As empresas de varejo com a melhor performance do Brasil

O Prêmio BR Week chega à sua terceira edição e mostra quais são as dimensões fundamentais para o desempenho das empresas. Veja quem foram os melhores

Há algumas características que tornam único o desempenho de uma empresa – seja a forma como lida com a tecnologia, ou a perfeição com a questão financeira, ou o cuidado com as pessoas. Contudo, para que ela seja uma referência no setor em que atua, é preciso equilibrar o desempenho em diversos pontos. No caso do varejo, quais são esses aspectos aos quais as companhias precisam estar atentas?

O Prêmio BR Week chega à sua terceira edição neste ano respondendo mais uma vez quais são os aspectos que tornam uma empresa varejista referência no setor. Em 2017, o estudo que dá origem à premiação, realizado pelo Centro de Inteligência Padrão – CIP, passou por aprimoramentos. Dessa forma, foi possível realizar um mapeamento ainda mais rico do varejo brasileiro e, assim, ter uma melhor compreensão daquilo que influencia a performance das empresas.

Dentro desse contexto, o estudo foi capaz de avaliar sete dimensões: Financeira, Operacional (não se aplica ao segmento de e-commerce), Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Clientes, E-Commerce e Gestão. Para chegar aos resultados, foram analisadas empresas de nove segmentos diferentes; pequeno, médio e grande porte; de capital aberto e fechado.

Em sua segunda edição, o Prêmio BR Week leva reconhecimento para as empresas mais inovadoras e competitivas com base em um algoritmo de avaliação exclusivo. E para reconhecer quem está fazendo o Brasil crescer, mesmo diante de tempos tão incertos, especialistas e executivos reuniram-se no último dia 26, em São Paulo, para celebrar os resultados.

“É uma emoção grande ver tanta gente que representa o Brasil inovador e competitivo e que quer diferente e estamos aqui por isso. Ao invés de falarmos sobre projeções do que vai acontecer…isso não importa, não vai mudar nada, porque o que está acontecendo lá fora é sistêmico. Temos de pensar na gente, porque somos nós que trabalhamos, que criamos riquezas, então porque vamos perder tempo falando disso? Temos empresas cuja ação cresceu mais de 1.000% nos últimos dois anos. Então vamos ver quem faz bem-feito e repercutir isso. Vamos olhar o que o Brasil pode nos proporcionar hoje, as oportunidades que temos”, afirmou Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão.

O grande vencedor da noite foi a Raia Drogasil. A companhia levou o prêmio de Varejo do Ano na categoria Grande Porte e outros quatro prêmios de gestão. Além do varejo, o Prêmio BR Week também reconhece os fornecedores que ajudam o varejo a ser melhor. Veja quem foram os grandes premiados da noite.

Os Melhores Fornecedores do Varejo

Veja os vencedores de cada categoria:

Categoria Plataforma de E-commerce: Rakuten;

Categoria Folhas de Pagamento: ADP;

Categoria BPM – Business Process Management: IBM;

Categoria Segurança Patrimonial e Transporte de Valores: Prossegur;

Categoria POS e Software de Emissão de Nota Fiscal: Linx;

Categoria ERP, EAM e Controle de Estoque: SAP;

Categoria Ferramenta de Perdas e Fraudes: Consinco;

Categoria Benefícios-Alimentação: Sodex;

Categoria Conciliação de Cartões: Equals;

Categoria CRM: Totvs;

Categoria Business Intelligence: Microsoft;

Categoria Meios de Pagamento Digital: Pagar.me;

Categoria Gestão de Cobrança: Clearsale;

Categoria Consultorias: Falconi;

Categoria Big Data: Oracle;

Categoria Auditoria: KPMG;

Categoria Ferramenta de Analytics: Google;

Categoria Gestão de Crédito: Serasa Experian;

Categoria Workforce Management: Mutant;

Categoria Meios de Pagamento: Cielo;

Parceiro de Negócios do ano: Microsoft.

As melhores redes de varejo por segmento

Farmácias, Cosméticos e Perfumaria: Raia Drogasil;

Super e Hipermercados: Cencosud;

Vestuário e Lojas de Departamento: Riachuelo;

Atacarejo e Cash & Carry: Assaí Atacadista;

Eletroeletrônicos e Móveis: Magazine Luiza;

Óticas: Chilli Beans;

Redes Alimentícias e Fast-food: Habib’s;

E-commerce: Netshoes;

Livrarias e Papelarias: Saraiva;

Materiais de Construção: Telhanorte

Varejo do ano:

Categoria Pequeno Porte: Urban Remedy;

Categoria Médio Porte: Puket;

Categoria Grande Porte: Raia Drogasil.

Fonte: Portal No varejo