REVISTA EXAME: NOTICIAS RÁPIDAS

Novo Código Penal pode rever delação e prisão preventiva. O jornal O Estado de S.Paulo diz que deputados conversam sobre alterações na regra da colaboração premiada e prazo de até 180 dias para a prisão provisória, medidas consideradas pilares da Lava Jato.

Escândalos no Brasil fazem países da América Latina mudarem leis.  Os escândalos envolvendo a Odebrecht e outras empresas de países da América Latina estimularam a criação de leis anticorrupção na região, publica o Valor Econômico. Enquanto alguns querem responsabilizar as empresas, outros optaram por adotar novas leis para enfrentar o problema.

 

Câmara pode derrubar artigo da MP dos Refis que beneficiaria igrejas. A Câmara dos Deputados estaria inclinada a derrubar o artigo inserido por parte da bancada evangélica na MP do Refis, que renegocia as dívidas com o governo, segundo a Folha de S.Paulo. A MP previa que as igrejas fossem dispensadas do pagamento de impostos quando fizessem remessas ao exterior.

 

Caixa tenta atrelar serviços a saque do FGTS. De acordo com a Folha de S. Paulo, trabalhadores com direito a sacar o FGTS estariam sendo pressionados por funcionários da Caixa para contratar serviços do banco como condição para a liberação do dinheiro.

Política e mundo

Produção de passaportes será normalizada em 5 semanas. A Casa da Moedainformou que recebeu os arquivos com dados de pessoas solicitantes dos passaportes e que a fabricação será retomada imediatamente.

 

PF diz que Sarney, Jucá e Renan não obstruíram a Lava Jato. Em relatório sobre os áudios entregues por Sérgio Machado, a PF sustenta que não há como comprovar o cometimento de crimes por parte dos peemedebistas.

Com alta de imposto, litro da gasolina já chega a R$ 4,39 em SP. Somente os postos que não haviam recebido novo combustível ainda não repassaram o reajuste da alíquota do PIS/Cofins aos consumidores.

 

Mercosul abandona ameaça de sanções contra Venezuela. Os países do grupo pediram ainda a suspensão da Assembleia Constituinte, marcada por Nicolás Maduro para 30 de julho.

 

Presidente palestino anuncia suspensão de contatos com Israel. A condição para a retomada do contato é a retirada dos detectores de metal instalados no entorno da Esplanada das Mesquitas de Jerusalém.

 

Sessions discutiu com embaixador russo sobre campanha de Trump. relatório acrescenta mais pressões sobre o secretário de Justiça, cuja permanência no cargo está em xeque depois que o presidente Donald Trump o criticou.

 

Usiminas abre ação de responsabilidade contra ex-presidente. A ação contra Souza, que era apoiado pela Nippon Steel, foi aprovada por assembleia de acionistas em 27 de abril.

 

Latam e Azul são investigadas por pouca assistência a passageirosBrasileiros ficaram retidos em Bariloche, na Argentina, em razão da nevasca que afetou a Região Sul do Continente.

 

Siemens e Bombardier estão próximas de acordo, dizem fontes. acordo, que criaria duas joint ventures separadas para as divisões de sinalização e equipamentos rolantes, poderia ser anunciado já em agosto.

Fonte: Revista Exame